Noticia dos CT de Caceres

Conselho Tutelar de Cáceres (MT) mobiliza professores e jovens por uma cultura de paz
 

Projeto de prevenção à violência intrafamiliar pretende
atingir mais de 5 mil crianças em 24 escolas

O conselho tutelar de Cáceres (MT) está desenvolvendo o projeto Violência Não, a Vida quer Paz. Baseada em pesquisa do próprio conselho, que mostra que a maioria dos casos de agressões e maus tratos acontece no ambiente familiar, a iniciativa pretende capacitar 48 professores, 48 agentes juvenis e 38 educadores de programas e projetos sociais para atuarem em ações preventivas à violência, além de mobilizar várias organizações governamentais e não governamentais no sentido de sensibiliza-las e compromete-las nas ações de construção de uma cultura de paz. A meta é atingir 5.250 crianças em 24 escolas da rede pública. Para cada escola haverá um agente juvenil voluntário.

O foco do projeto será a violência sexual, física e psicológica, além da negligência e o abandono. Os participantes serão treinados para identificar sinais de violência e encaminhar os casos para atendimento em programas sociais que atuam na área. A prevenção será tratada por meio de trabalho educativo com as famílias. Para capacita-los o conselho tutelar está articulando parceria com a Universidade do Estado do Mato Grosso.

Para implantar o projeto o conselho tutelar conta com o apoio do Unicef e do Ministério da Educação, que vai fornecer exemplares do livro Guia Escolar – Métodos de Identificação de Sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Mas, segundo o conselheiro tutelar Edson Mendes, coordenador do Violência Não, a Vida quer Paz, ainda é necessário conseguir profissionais voluntários para ministrar palestras e oficinas, além de material pedagógico.

Informações:
Edson Penha Mendes - Coordenador do Projeto "Violência não, a vida quer paz"
Tatiana Gomes – coordenadora do Conselho Tutelar de Cáceres
(65) 223 - 1072
edmendes623@hotmail.com